sexta-feira, 6 de abril de 2007

Aguardem o MeOscar!


MeMostra! completa um ano e promete premiação para o cinema local*

Tudo começou com a exibição de curtas-metragens em um bar da cidade. Alguns clientes ficavam incomodados porque os filmes atrapalhavam suas refeições - “Pô, tô comendo aqui! Desliga esse treco aí!” -; enquanto outros ficavam indiferentes. Também havia aqueles que se identificavam, mas que eram atrapalhados por barulhos de talheres, conversas e garçons. A responsável pela projeção, Viviane Follador, logo se deu conta de que ali não era o melhor espaço; tinha que ser no cinema mesmo. Viviane fazia o curso de pós-graduação em Cinema da FAP. Lá, conheceu Fabiana Moro: conversaram e perceberam que os filmes que elas estavam produzindo na faculdade não tinham espaço para exibição: “Finalizávamos um curta e, quando chegava a hora de exibir, apareciam umas cinqüenta pessoas, todas parentes e amigos”, explica Viviane. Juntas criaram o MeMostra!. “Me mostra porque eu quero que me vejam. E ‘mostra’ por exibir filmes também: a produção independente de curtas, médias e longas paranaenses”.

O projeto acaba de completar um ano: desde março de 2006, apresenta filmes locais e mais um vídeo de outro estado, na última quarta-feira de cada mês. As primeiras mostras foram no Cine Plaza. Espaço que exigia uma limpeza especial após as sessões; muitos usavam as mais de oitocentas cadeiras do cinema com outros fins: lá encontraram camisinhas, seringas e até uma calcinha. Na última exibição no local, em maio passado, o cinema estava sem energia elétrica. A solução foi buscar um gerador. A data foi marcante e teve o recorde de público do projeto: mais de cem pagantes. Para Viviane também foi emocionante pois, além de trazer um público que há muito não ia ao cinema, marcou a despedida do Cine Plaza, o último cinema de rua privado de Curitiba. Hoje, o imóvel está à venda.

Na seqüência, realizaram uma sessão no Santa Mônica Clube de Campo. Apenas em outubro do ano passado voltaram a ter um parceiro fixo: o Cineteatro HSBC, no prédio do antigo Palácio Avenida, espaço que tem atingido um público de, em média, 60 pessoas. Recentemente, o grupo responsável, que hoje conta com o apoio de mais pessoas, conseguiu promover o lançamento de dois DVD's com vídeos que foram exibidos no MeMostra!. Eles estão disponíveis nas locadoras Vídeo 1 e Cartoon Vídeo e foram subvencionados pela soma das bilheterias das onze sessões já realizadas. A Cartoon passou a ser parceira do projeto: os interessados em exibir seus vídeos podem deixar cópias em DVD em qualquer uma das franquias (os endereços estão no final da matéria). Este ano prometem outra novidade. As projeções deverão, muito em breve, ser acompanhadas de uma premiação: “Queremos fazer o MeOscar! Paranaense. Fazer uma premiação com todos os filmes já exibidos...”, comenta Viviane. E o formato? “A ser definido”, completa a jovem.


Onde deixar seus filmes para ser exibidos no MeMostra!
Cartoon Vídeo
Cabral – R. São Pedro, 347 – fone: 3253-3245
Cristo Rei - R. Luiz Brambila, 51 – fone: 3363-6035
Ecoville - R. Prof. Pedro Viriato Parigout de Souza, 565 – fone: 3339-3500

Contato:
http://www.memostra.com.br/


FOTOS: Rafael Urban

1ª - A equipe por trás do MeMostra!: Guilherme Glück, Fabiana Moro, Viviane Follador e Luiz Felipe Araujo

2ª - Viviane Follador apresenta a sessão de aniversário do MeMostra!


* Matéria originalmente publicada no Jornal do Estado do dia 05/04/2007.

Nenhum comentário: